Faz algum tempo que já venho pensando na possibilidade de migrar todo o fluxo de trabalho (workflow como usam por ai), para Linux. No início fiquei bem na dúvida, pois trabalho na área de arte e Adobe é praticamente uma unanimidade. Mas pensei, estou estudando uma área nova pra atuar, será que não teria mesmo como migrar tudo? bom, a partir de hoje, compartilho com vocês a minha experiência.
História antiga
Antes de mais nada, vale a pena dizer que flerto com o pinguin (Linux), desde 2007. Na época eu cursava Ciência da Computação na universidade pública aqui na cidade. Trabalhei como pesquisador em grupo de pesquisa sobre Software Livre e lá aprendi uma nova forma de ver a tecnologia. Usei durante muito tempo várias distribuições Linux, de todos os tipos, mas nunca na área que trabalho atualmente: design, edição de vídeo e animação 3D.
E por que a mudança?
Mesmo tendo saído da área da computação e me formado em Cinema e Audiovisual (eu sei, sou doido mesmo), sempre acompanho as notícias de tecnologia. Assim, cada dia mais vejo os problemas que uma I.A. sem regulamentação, a precarização do trabalho, a hiper vigilância que estamos expostos nas redes sociais e as ressentes alterações do Windows, tem causado. Meus dados, textos e arte são importantes demais pra eu simplesmente entregar para essas grandes corporações. Esses motivos e o fato de estar estudando com mais profundidade a área de efeitos visuais, me levaram a tomar a decisão de migrar, já que a maioria esmagadora dos softwares da área rodam nativamente em Linux.
Legal, bonita a ideia, mas por onde começar?
Comecei pesquisando as alternativas, oque eu podia economizar com essa mudança, como meu trabalho seria afetado, botei tudo na balança. Depois parti para a escolha de uma distribuição Linux (tem várias) que atendesse as minhas necessidades, fosse confiável e que impactasse o mínimo nos meus freelas. Cheguei a conclusão que o Fedora se encaixava perfeitamente em todos os requisitos.
A migração é pra todo mundo?
Olha, vai varia de cada caso. Se você precisar dos aplicativos da Adobe, se for a principal ferramente para o seu trabalho, eu não recomendo. Infelizmente o mercado de design é dominado por essas soluções, que são ótimas, mas que já não servem ao meu propósito. Para editoras e editores de vídeo, vai fundo, tem como viver de edição usando Linux, tranquilamente. Na área de tecnologia então, ai é fácil demais.
Tá, mas e como andam as coisas aí na sua migração?
No momento estou instalando e documentando tudo, provavelmente irei publicar ela toda aqui no blog, pode ser útil pra mais pessoas né. Por enquanto sem grandes problemas, tem sido uma migração tranquila e estou bem satisfeito com o resultado.
Gostou? sei que essa primeira parte é mais textão, mas nas próximas postagens do diário, prometo ir mais direto ao ponto e postar coisas mais práticas.
Obrigado pela leitura e não deixe de seguir os blogs (e as redes né).
Leave a Comment